Quem diria que uma criação entre amigos, em uma garagem de Seattle, transformaria a ideia original de três aventureiros na marca de mochila mais vendidas dos Estados Unidos.
Acredite: a JanSport surgiu de forma despretensiosa!
O jovem Murray Pletz, sua namorada Janis Lewis e seu primo Skip Yowell foram os fundadores da marca que, no início, não passava de uma reunião entre amigos que produziam mochilas para suas expedições de aventura que aconteciam, sobretudo, no Monte Rainier.
O por que do nome JanSport
Mais inusitado do que a criação dos produtos, que se deu a partir de um encontro entre amigos, só a definição do nome. À época da criação, Murray pediu Janis em casamento e prometeu a ela que, caso aceitasse, o nome da marca seria Jan. Dito e feito: o casório aconteceu e a marca foi criada.
Coleção lançada em homenagem ao co-fundador Skip Yowell que retoma modelos pioneiros da JanSport.
Não era esperado que a produção praticamente manufaturada ganhasse o mercado em poucos anos. O fruto do trabalho quase artesanal entre amigos, que se organizavam anualmente para a subida do Monte Rainier - a montanha mais alta do Estado de Washington -, tornou-se um ícone de diferentes gerações e tribos.
As expedições, caminhadas e acampamentos seguem no DNA da JanSport e, inclusive, são uma forma de testar ano a ano a durabilidade, a flexibilidade e a qualidade das mochilas.
Desde 1999, a marca tem parceria com a Big City Mountaineers, organização que promove expedições em pequenas comunidades norte-americanas introduzindo as crianças à vida na natureza com acampamentos e experiências outdoor.
As rotinas criativas da JanSport
Em 1971, a criação da Flower Pack chamou a atenção de toda a comunidade de montanhistas.. Desenvolvida após expedições ao Himalaia, a bag tinha uma estrutura metálica que dava maior suporte à coluna para carregar peso durante as escaladas.
Em 1984, a criação da Super Break elevou a marca a outro patamar. Vinculada ao montanhismo no início, agora a JanSport chegava ao universo urbano com um modelo que seria marca registrada na high school dos Estados Unidos.
A Right Pack marcou geração a partir dos anos 1990. O perfeccionismo transformou o produto em um grande ícone do lifestyle pregado pela JanSport, que agrega, num mesmo compartimento, um espírito independente, explorador e adepto à liberdade.
A Hatchet, lançada em 2015, manteve vivo o DNA original da JanSport mais de 40 anos depois da primeira criação. Aqui, tradição e qualidade estão lado a lado em direção ao topo!
JanSport, Discover Freedom!
Acesse o site para ver outros modelos, acessórios e coleções exclusivas!